29/04/2016

Atividade na Praça do Ferreira lembra vítimas de acidentes de trabalho

Em alusão ao dia 28, Dia Mundial " Abril Verde" em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho, realizado pelo o Grupo Getrin7, e Coordenado pelo o sindicato SINDICAM-CE e a Central CTB, com apoio do CERESTE, SINDSAÚDE, além, dos trabalhadores e trabalhadoras de Fortaleza, realizaram nesta quinta-feira (28) uma atividade no Centro da capital.
A Praça do Ferreira recebeu uma megaestrutura para realização da prestação de serviços e orientações nas áreas da saúde, jurídicas, previdenciárias e de segurança no trabalho. A população recebeu durante todo o dia, das 8 às 17 horas, vacinação, verificação da pressão arterial, cadastramento de doador de medula óssea e massoterapia. Além da emissão do Cartão Nacional de Saúde (CNS) e da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

O Ato Público de celebração ao Dia Mundial "Abril Verde" em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, foi coordenado pelo SINDICAM-CE e outras entidades, que na ocasião, abordou diversos questionamentos à população. Só em 2015, foram 11.195 acidentes registrados, contando com 79 óbitos. Os dados são do anuário estatístico da Previdência Social (AEPS), juntamente com planilha consolidada pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

Entre os tipos de acidente mais atestados estão: típico (9.224), trajeto (2.542) e doença (149). Para o Sindicato dos Caminhoneiros (SINDICAM-CE) essa abordagem com a sociedade é fundamental para garantir a prevenção e promoção da saúde do trabalhador.
Conforme o último Anuário Estatístico da Previdência Social, lançado em janeiro de 2015 e referente a 2013, foram registrados, naquele ano, 717.911 acidentes de trabalho no Brasil. As ocorrências resultaram em 2.792 mortes. No Ceará aconteceram no mesmo ano 13.465 acidentes de trabalho, terceiro maior número do Nordeste, depois da Bahia, com 21.525 ocorrências, e Pernambuco, 20.483 registros. Outro estudo da Previdência Social, divulgado na quinta-feira, 23 de abril, aponta que as mulheres são mais vulneráveis a doenças causadas pelo trabalho.

VER FOTOS

Matéria e fotos: Wanessa Canutto