O dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, surgiu no Canadá por iniciativa do movimento sindical, e logo se espalharam por diversos países, organizado por sindicatos, federações, confederações locais e internacionais. Desde maio de 2005, o dia 28 foi instituído no Brasil por meio da Lei nº 11.121.
Segundo a OIT – Organização Internacional do Trabalho, a cada acidente ou doença representa, em média, a perda de quatro dias de trabalho. Dos trabalhadores mortos, 22 mil são crianças, vítimas do trabalho infantil. Ainda segundo a OIT, todos os dias morrem, em média, cinco mil trabalhadores devido a acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho.
Neste 28 de abril, o SINDICAM-CE reafirma que o grito do movimento sindical não é só por acidente zero, como as empresas tem colocado em seus quadros de aviso, mas sim, por um local seguro para se trabalhar, com condições ergonômicas que atendam as necessidades dos trabalhadores(as), proteção adequadas as normas de segurança, equipamentos de proteção individual e coletivo, enfim ambiente saudável de trabalho, pra insiramos em nosso cotidiano, mais qualidade de vida e trabalho.
Informamos que as empresas têm que ter CIPA (Comissão Interna de Proteção aos Acidentes) responsável e atuante.
Imagem: Gooogleimagem
|