A Câmara Municipal de Fortaleza promove neste sábado, 15, o seminário “A Reforma da Previdência e a valorização do professor: impactos na carreira docente e na educação pública”. O evento, de iniciativa da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Informação e Inovação, aconteceu no Plenário Fausto Arruda, no qual contou com a presença do ex-ministro de Educação, Aloizio Mercadante.
A proposta de reforma da Previdência (PEC 6/19), em tramitação no Câmara dos Deputados, apesar de manter regras especiais para os professores, traz mudanças para a aposentadoria da categoria. A reforma impõe idade mínima de 60 anos para homens e mulheres, com tempo de contribuição de 30 anos para ambos os sexos.
Já os professores da educação básica de escolas públicas, poderão se aposentar aos 60 anos de idade e 30 anos de contribuição, mais 10 anos de efetivo exercício no serviço público e 5 anos no cargo em que se dará a aposentadoria.
Para dirigente do SINDICAM, a luta em defesa da Previdência será permanente. A proposta que muda completamente a constituição no que diz respeito à Previdência Social. A primeira e mais grave medida da PEC é que ela tira o direito à Previdência.
|