Motoristas e cobradores fazem paralisação no Terminal do Papicu. Motoristas e cobradores do transporte público de Fortaleza paralisam por uma hora. A paralisação ocorreu nesta última terça-feira, 6/11, no Terminal do Papicu. O protesto se iniciou às 9 horas e aconteceu em razão de possível tecnologia dos transportes que dispensará a presença do cobrador.
Segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) a nova tecnologia poderá ser implantada em linhas capital e Região Metropolitana e que o projeto visa testar a tecnologia para maior agilidade nas viagens.
Para o movimento sindical do ramo de transporte o projeto será um risco para a população e um ataque a esses pais de família que serão colocados na estatística do desemprego.
A paralisação foi organizada pelo SINTRO (Sindicato dos Trabalhadores em Transporte) e contou com apoio da contou CSP-Conlutas, Intersindical, SINDIMCA-CE, Sindicato da Confecção Feminina, o SINTRACONCE, e vários outras entidades sindicais.
Na ocasião o presidente do SINDICAM em sua fala destacou que qualquer modificação das relações de trabalho em consequência de controle eletrônico de fluxo de passageiros exige negociação prévia entre os trabalhadores, sindicato e empresa, no caso isso não aconteceu. “Entendemos que vivemos em novos tempos com o avanço tecnológico, porém, excluir e desempregar 4.500 trabalhadores reflete em uma luta de classe que devemos travar” disse José Tavares Filho – Presidente do SINDICAM-CE.
|