Em comemoração ao Outubro Rosa, campanha alusiva à saúde da mulher e à prevenção do câncer de mama, o SINDICAM-CE adere a Campanha "Outubro Rosa" mês dedica as ações para alertar a população quanto à importância de prevenção ao câncer de mama. Neste sentido as redes sociais e site institucional do Sindicatoserão alterados para cor-de-rosa. A iniciativa faz parte da adesão ao movimento popular mundialmente conhecido como Outubro Rosa, que visa alertar a população sobre a importância da prevenção ao câncer de mama.
A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira corrida pela cura do câncer de mama, realizada em New York, em 1990. Seguindo esse movimento, vários estados passaram a desenvolver ações isoladas referentes ao câncer de mama. Com a aprovação do Congresso Americano, o mês de Outubro se tornou o mês nacional de prevenção do câncer de mama, inspirando populações, empresas e entidades de diferentes países. Desde então, diversos monumentos são iluminados de rosa durante o mês de outubro para lembrar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER
O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.
Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.
Mamografia é uma radiografia das mamas feita por um equipamento de raios X chamado mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas.
![](http://www.sindicamceara.org.br/arquivos/images/noticias/2018/prevencao.jpg)
|