SINDICAM-CE conversa com trabalhadores e gestores da empresa TNT sobre como implantar uma cultura de prevenção de acidentes no trabalho.
No Brasil, o número de acidentes ocorridos no trabalho é alarmante. Mais de 700 mil casos são registrados por ano, sendo o setor da construção civil responsável pela maioria dos casos. A legislação é rigorosa ao editar normas reguladoras das condições de trabalho: o que falta, na maioria dos casos, são cumprimento e fiscalização para prevenção de acidentes.
O país ainda está distante de uma cultura de prevenção de acidentes no trabalho. O sindicato intende que a prevenção é um fator essencial para o aumento da lucratividade das empresas e melhora a qualidade de vida e de trabalho dos funcionários. Ou seja, criar uma cultura de prevenção de acidentes de trabalho é essencial para que o nível de produtividade e lucratividade de uma empresa mantenha-se o mesmo (ou aumente), já que os funcionários manterão sua saúde em dia, sendo plenamente capazes de exercer suas funções com satisfação, e não serão afastados por motivo de doença.
PPAT - Programa de Prevenção de Acidentes de Trabalho:
Identifica situações potenciais de riscos de acidentes do trabalho típicos que possam vir a produzir dano à integridade física dos trabalhadores, perdas patrimoniais capazes de comprometer o processo de trabalho da empresa ou estar em desacordo com a legislação vigente.
O objetivo do diagnóstico, focado em prevenção de acidentes, é dar uma visão externa das condições de segurança e saúde do trabalho na empresa e sugerir medidas para minimizar e/ou controlar os riscos identificados.
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