09/10/2017

SEMINÁRIO DE GESTÃO SINDICAL

Na segunda mesa de exposição do Seminário “GESTÃO SINDICAL, EM TEMPOS DE GOLPE E CONTRA REFORMAS” foi debatido entre os participantes o tema, “As Entidades Sindicais e a Crise Financeira Atual, o que Fazer?” ministrado pelo Professor Ednilson Arendit, Economista, doutor em Ciências Sociais, professor do Centro de Economia e Administração da PUC-Campinas e presidente da APROPUCC.

Na oportunidade, os dirigentes sindicais estudaram e discutiram propostas e estratégias de comunicação, campanha de sindicalização, procedimentos financeiros, estudo e pesquisa junto à base, entre outras possibilidades organizacionais das entidades.

A capacidade de conduzir uma entidade sindical de forma competente vai além da ideologia política, portanto, é uma das qualidades mais especiais que uma administração pode ter, principalmente em um cenário de crise financeira. Para o professor Ednilson, algumas falhas na gestão financeira de um sindicato podem ter consequências graves e negativas, veja aqui os erros mais comuns cometidos todos os dias em uma instituição sindical.

“Muitas vezes pelas falhas na comunicação por falta de investimento na comunicação e pela falta de conhecimento sobre os benefícios de um sindicato, algumas pessoas optam por não contribuírem com o sindicato que defende sua classe, principalmente em tempos de crise e estabilidade financeira, pois acreditam ser um gasto desnecessário. Esses e outros fatores podem prejudicar diretamente o financeiro de uma entidade...” disse o professor.

Desorganização de orçamentos, também é um grande potencial para a crise “o orçamento é geralmente a coisa mais básica no planejamento financeiro. Para começar, você tem que elaborar um cálculo de despesas mensais, em seguida, um anual. Para ter-se a ideia dos faturamentos e despesas de sua instituição.” disse prof. Edmilson.

No encontro percebemos que a organização no orçamento, planejamento de gestão, ações sindicais, organização da classe trabalhadora, deverão ser importante na condução, somente após este passo os sindicalistas serão capazes de mensurar sua base de entradas e saídas e dessa forma, agir em prol do correto balanço financeiro.

O Seminário de Gestão Sindical foi promovido pelo Centro de Estudos Sindicais juntamente com a CTB Ceará e Entidades Filiadas, e realizada nesta última sexta-feira, 06 de outubro, no Auditório do Sindicato dos Bancários.

Última atualização: 09/10/2017 às 13:31:57