26/09/2017

Dia do Caminhoneiro é comemorado em três datas diferentes no país, conheça:

No Brasil, existem três dias diferentes que homenageiam a profissão de caminhoneiro:  30 de junho25 de julho e 16 de setembroEntenda o significado de cada uma delas:

30 de junho: Considerada uma data regional, o 30 de junho foi instituto como “Dia do Caminhoneiro”, pelo governador de São Paulo na época (1986), Franco Montoro. Por meio da lei nº 5.487 a data prevê comemoração para a profissão anualmente.

16 de setembro: Em âmbito nacional dia é comemorado é 16 de setembro. Quando o presidente em exercício, José Alencar, estabeleceu que nesta data se tornaria o “Dia Nacional do Caminhoneiro”, registrado em 2009 pela lei 11.927.

25 de julho: Porém, a data mais popular não é nenhuma das citadas acima, pois o dia 25 de julho é tradicionalmente conhecido como o “Dia do Caminhoneiro” e também o “Dia de São Cristóvão”, santo católico padroeiro dos peregrinos. Além do “Dia do Motorista”.

"Cristóvão" significa "aquele que carrega Cristo". Como o trabalho dele era transportar os viajantes através dos rios, tornou-se padroeiro dos viajantes.

Caminhoneiro você pode escolher uma das datas citadas, ou comemorar as três datas do ano. Afinal, todos os dias o seu trabalho é feito com amor para levar as riquezas a um país inteiro.

Nós da Sindicam-PR/CNTA agradecemos sua dedicação e paixão pelo trabalho de transportar.

Última atualização: 26/09/2017 às 19:52:37