Durante uma ação sindical com a presença da CUT, CTB, Sindicato dos Metalúrgicos do Ceará (Sindmetal/CE), com apoio do SINDICAM-CE, SETTAPORT-CE, entre outras organizações sindicais classistas, ocorrido na manhã do dia 16 de setembro, cerca de mil pessoas, entre trabalhadores (as), dirigentes sindicais, enfrentaram graves agressões, físicas e verbais durante uma assembleia com a classe trabalhadora do Porto. O palco de guerra aconteceu na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) no Complexo do Porto. O Sindicato dos Trabalhadores de Montadores (SITRAMONTE), entidade que tenta de forma ilegal a ruptura da base dos Metalúrgicos, começou a inflamar a violência, com pessoas mascaradas portando armas de fogo, atirando e outras, jogando pedras, muitos dos dirigentes e trabalhadores saíram feridos no conflito. A tropa de cheque estava no local, porém, não nos garantiu a devida proteção.
Salientamos dizer que as agressões corridas estão sendo averiguadas junto com departamento jurídico do SINDMETAL para tomar as devidas providencias cabíveis contra o SINTRAMONTE, além de defender juridicamente a sua base.
É importante saber, que o sindicato referido (SINTRAMONTE) é pelego, apenas quer enganar os trabalhadores, fazendo o uso de falsas promessas, além de tentar usurpar da base dos Metalúrgicos.
O Sindicato dos Metalúrgicos tem mais de 70 anos de atuação, no qual, honradamente luta em prol dos trabalhadores. Nós do SINDICAM-CE sempre atuamos com compromisso e ética, na busca incansável para conquistar melhores condições de vida e de trabalho para a categoria. Os trabalhadores caminhoneiros conhecem bem a dura rotina do Complexo Industrial do Porto do Pecém, funcionários exercem as suas atividades sobre pressão, exploração no trabalho, desvios de funções, assédio moral e outras precariedade da profissão, vidas sub-humana, falta banheiros, alojamentos, água potável, infraestrutura zero no local.
O SINDICAM repudia firmemente a forma truculenta da gestão do SINTRAMONTE. Basta de violência!
DIZEMOS NÃO A PELEGAGEM!
VEJA AS FOTOS
|