A atenção à saúde mental relacionada ao trabalho
Os Integrantes do Grupo Interinstitucional do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho no Ceará (Getrin 7) estiveram reunidos, nesta quarta-feira (17/02) com objetivo de discutir sobre a atenção à saúde mental relacionada ao trabalho. No encontro, foram discutidos as perspectivas e pontos específicos da doença.
Pra o SINDICAM-CE um dos integrantes do GETRIN 7 esse trabalho do conselho é um importante aliado ao combate a precarização do trabalho, um dos pilares no enfraquecimento da saúde física e mental dos trabalhadores (as). As condições de trabalho e saúde de motorista e caminhoneiros podem ser consideradas um importante fator de dimensionamento da qualidade de vida, no qual interfere no estado psicofisiológico do motorista, consequência das grandes jornadas de trabalho e a precarização, esse motivo traduzi em irritabilidade (que pode levar a um comportamento agressivo na direção), insônia (podendo resultar em sonolência nas horas de trabalho, diminuindo os reflexos) e, em especial, distúrbios na atenção (fator essencial para a direção segura).
“Nós do SINDICAM-CE estamos atentos a essas questões relacionadas à saúde do trabalhador, sempre procuramos direcionar ações como essa, que tragam mecanismo na tentativa de diminuir as fragilidades da nossa profissão...” disse José Tavares Filho, presidente do SINDICAM-CE e integrante do Getrin 7.
|