26/07/2016
DIA 25 DE JULHO, DIA DO MOTORISTA.

SINDICAM participa de atividades alusivas ao dia do motorista.

Diretoria do Sindicato dos Caminhoneiros participam de atividades no Posto São Cristóvão em alusão ao dia 25 de julho, Dia do Motorista.

Realizado pelo SINDICAM-CE com apoio do Set Senat, o evento visou promover a melhoria da qualidade de vida e do desempenho profissional dos trabalhadores do setor de transporte e seus familiares, especialmente os motoristas, com enfoque na construção coletiva da cidadania.
Com diálogos institucionais, dinâmica, teste de glicemia e aferição de pressão, o evento contou com aa presença dos profissionais do volante, a atividade foi realizada no Posto São Cristóvão em Fortaleza.

Para a direção do SINDICAM-CE o dia 25 de julho é data simbólica de celebração. O evento tem como objetivo proporcionar aos trabalhadores os conhecimentos na área de transporte e a realização de exames de saúde a fim de minimizar os riscos e evitar incidentes e/ou acidentes. Após o teste de glicemia e aferição de pressão, os colaboradores que apresentaram alterações foram orientados a procurar auxílio médico.

Dia do Motorista
No dia 25 de julho é comemorado o Dia do Motorista. Este foi o dia escolhido por ser a data dedicada a São Cristóvão, santo padroeiro dos motoristas. No dia 21 de outubro de 1968, através do Decreto nº 63.461, o Dia do Motorista foi instituído em nosso país.

Protetor não só dos motoristas, mas também dos viajantes, acredita-se que São Cristóvão tenha vivido na Síria e sofrido o martírio no século III. Seu nome, "Cristóvão", significa "aquele que carrega Cristo" ou "portador de Cristo". Reza a lenda que Cristóvão era um gigante com mania de grandeza. Logo no princípio, acreditava que o maior rei do mundo era o rei ao qual ele servia. Então, veio a saber que o maior rei do mundo seria Satanás, passando a servi-lo. Por fim, acabou descobrindo que o maior rei do mundo era o Nosso Senhor. Um ermitão mostrou que a bondade era a coisa mais agradável ao Senhor, convencendo Cristóvão, que trocou sua mania de grandeza pelo serviço aos semelhantes. Por ser dotado de grande força, passou a transportar pessoas através de um imenso rio. Certa vez, transportando um garoto em suas costas, este lhe revela: "Tiveste às costas mais que o mundo inteiro. Transportasse o Criador de todas as coisas. Sou Jesus, aquele a quem serves".

As comemorações em torno do Dia do Motorista são realizadas anualmente e ficam a cargo dos órgãos de trânsito de todo o país. São realizadas campanhas educativas que alertam motoristas e cidadãos sobre como um comportamento responsável e o respeito às normas de trânsito podem fazer a diferença.

Oração do Motorista:

"Dai-me Senhor, firmeza e vigilância no volante, para que eu chegue ao meu destino sem acidentes. Protegei os que viajam comigo. Ajudai-me a respeitar a todos e a dirigir com prudência. E que eu descubra vossa presença na natureza e em tudo o que me rodeia. Amém".

Fotos do evento:

Última atualização: 26/07/2016 às 13:20:57