24/03/2021

Balcão Virtual: TRT/CE lança novo canal de atendimento por videoconferência

Diante da necessidade de manutenção de um canal permanente de comunicação entre jurisdicionados e unidades judiciárias de primeiro e segundo graus, a Justiça do Trabalho do Ceará lançou, nesta terça-feira (9/3), o Balcão Virtual. A nova ferramenta on-line foi regulamentada por Ato da Presidência do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) e funciona das 8h às 15h. Acesse o Balcão Virtual aqui.

O Balcão Virtual consiste em salas de videoconferência semelhantes ao “balcão físico”, pelo qual se presta atendimento presencial ao público. A nova plataforma permite o contato remoto e imediato com as secretarias das varas do trabalho e dos órgãos julgadores de segundo grau (Tribunal Pleno, Seções Especializadas e Turmas).

Cada unidade judiciária possui sua sala específica para atendimento virtual. O link para acesso ao Balcão Virtual está disponível no site do TRT/CE, no menu superior Contato, junto aos telefones e endereços eletrônicos dos setores, que por sua vez continuam meios válidos de contato.

De acordo com o Secretário-Geral da Presidência do TRT/CE, Fernando Freitas, o Balcão Virtual é um grande benefício para os jurisdicionados. “A iniciativa foi concebida como forma de ampliar o atendimento aos usuários da Justiça do Trabalho do Ceará, utilizando-se, para isso, de tecnologias e conhecimentos relativos ao uso de ferramentas de videoconferência que foram aperfeiçoados nos últimos meses”, observa o gestor.

Atendimento

O servidor designado para atuar no Balcão Virtual prestará o primeiro atendimento aos advogados e às partes. Ele poderá, ainda, repassar para outros servidores da unidade as solicitações ou realizar agendamento, pelos meios eletrônicos disponíveis, para complementação do atendimento solicitado.

O Balcão Virtual não substitui o sistema de peticionamento dos sistemas de processo eletrônico (PJe) adotados pelo Tribunal. É vedado o seu uso para o protocolo de petições, assim como não é aplicável aos gabinetes dos magistrados. Os pedidos para despachar diretamente com o magistrado dependem de prévio agendamento.

Normatização

A criação e a regulamentação do Balcão Virtual estão previstas pela Resolução nº 372/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Balcão Virtual do TRT/CE

Linkwww.trt7.jus.br/balcao