24/08/2016

UNICAM pressiona DETRAN em relação ao AET

Superintendente do DETRAN CE o Sr. Igor Vasconcelos Ponte, recebeu na tarde desta terça-feira, (23/08) em sua sala, os apresentantes da União Nacional dos Caminhoneiros, presidida pelo o Sr. José Araújo Silva (China), presidente do SINDICAM-CE, Sr. José Tavares Filho e representante do SINDICONCE.

Para debater, discutir e analisar sobre as pautas: Rodovias Estaduais e AET -  Autorização Especial de Trânsito. Na ocasião estavam presentes na reunião os senhores: Daniel Sucupira Barreto (Superintendente Adjunto); Gabrielle D'Annunzio Cavalcanti Moreira (Diretor de Veículos); Francisco Júlio Dias Cavalcante (Diretor de Trânsito); Joaquim Costa Rolim (Diretor de Transportes); Gabrielle D'Annunzio Cavalcanti Moreira (Diretor de Veículos).

A reunião iniciou com um breve relato sobre as condições de trabalho nas rodovias, guindastes, eixos dos caminhões, pesos e toneladas, além do debate sobre a nova lei de exames obrigatórios como, os testes toxicológicos para os caminhoneiros.

UNICAM explicou sobre os transportadores de carga que dependem de Autorização Especial de Trânsito (AET) estão realizando um movimento para pressionar o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) a agilizar a expedição dessas licenças. E pediu a extinção das cargas com possuem menos de três eixos.

De acordo com o SINDICONCE os trabalhadores perdem muito tempo na burocracia, além da dificuldade de alguns trabalhadores com a informação tecnológica. “A forma como os trabalhadores são atendidos pelo órgão não é adequada. Segundo o dirigente sindical, os atendentes, pouco se importam com a situação” enfrentada por quem precisa do serviço. Além do gargalo dos serviços e desconforte da espera para o despasso aos destinos”.

Sobre as rodovias o SINDICAM ressalta que as rotas estão em péssimas condições. “É preciso preservar a malha estadual, ver as condições especificas dos eixos para a rodagem. Preservar a via exclusiva para o porto...”

Após um longo debate e ponderações dos participantes o DETRAN ficou de solicitar a coordenadoria e corregedoria sobre as situações citadas e verificar as reivindicações.

O DETRAN orientou ainda, que os transportadores e seus despachantes e trabalhadores, enviem reclamações à Ouvidoria do órgão por e-mail (ouvidoria@dnit.gov.br) ou pelo telefone: 0800-611535.

[VEJA MAIS FOTOS]

FOTO  E MATÉRIA: WANESSA  CANUTTO