24/08/2016

Exploração e precarização continuam no Terminal Portuário do Pecém

UNICAM; SINDICAM E SINDICONCE unidos pelo desejo de humanizar o ambiente de trabalho, acabar com a precarização do trabalho e lutar pela valorizar os trabalhadores motoristas e caminhoneiros no Terminal Portuário do Pecém, realizaram durante toda essa semana visitas em vários em locais de trabalho dos caminhoneiros e motoristas.

As visitas começaram nas rodovias CE, Posto São Cristóvão seguindo em direção ao Porto do Pecém, com paradas específicas no local Cumbug e SAARA, no qual foi apurada, uma verdadeira desumanização com os trabalhadores. Nos locais referido os trabalhadores estão trabalhando em condições de escravidão, colocam a sua saúde em rico, a poeira com vento forte, trazendo terra, toma conta de todo local. No pátio de triagem do Porto, área que deveria oferecer estrutura adequada aos motoristas enquanto aguardam para descarregar os dirigentes encontrara foi uma infraestrutura nos terminais de carga e descarga um caos. Não oferece qualquer segurança aos motoristas e caminhoneiros.

No Saara e Cumbug não tem água potável, contem apenas um banheiro químico, não existe uma área de descanso, não tem alojamento, sem condições sanitárias, sem material de segurança de trabalho, escuridão à noite, energia elétrica escassa. A somatória desse conjunto de irregularidades configura trabalho análogo ao escravo. Além de muitas empresas praticarem a prática do assédio moral e jornadas extenuantes de trabalho.

O Terminal Portuário do Pecém está inserido no Complexo Industrial Portuário Mário Covas, mais conhecido como Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). A criação do Complexo surgiu para atender à demanda das indústrias e empresas da região Nordeste, visando o desenvolvimento do parque industrial local. Porém os trabalhadores sofrem pela mão de obra escrava, condições precárias de trabalho.

Trabalhadores (as), informamos que as denúncias podem ser feitas pelo telefone 158. É preciso informar o nome e a localização da empresa no momento do registro. Ou ligue para o sindicato, o mesmo tomará as devidas providências. Contato: (85) 3021.3326.

[VEJA AS FOTOS]

Última atualização: 24/08/2016 às 16:03:41